TAOÏSMO (caminho)

Filosofia (tao chia) sua origem ensinamento do sábio Erh Li do século VI a .c há também o taoísmo com sentido de religiosidade (Tao Ciao) da dinastia Han, do século II Para eles o mundo é composto dos elementos opostos yin e yang. Em eterno movimento, equilibrado pelo Tão . o chi-kung, arte de autoterapia, e as artes marcias wu-shu ou kung fu, o Taoísmo com cunho religioso. Culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia, professa a longevidade e a imortalidade física pela submissão à ordem natural universal.



BUDISMO.

Fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama, ele tinha vinte e nove anos, tinha medo de morrer e medo de ficar velho, saiu de casa sem destino, juntou-se com um grupo e ficou seis anos com o grupo, largou seguiu sozinho, barrigudo preguiçoso, dormiu debaixo de uma arvore e deve ter sonhado, sonhou que existia quatro verdades : a existência implica dor, a origem da dor é o desejo, e a superação da dor só é possível com o fim do desejo. A quarta verdade prega que a remoção da dor pode ser alcançada por oito caminhos.

Compreensão, pensamento, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação correta, Está vendo meu jovem um homem com medo de enfrentar as amarguras da vida, forma uma ”religião” já sei meu jovem o que vai dizer, não diga.



ESPIRITISMO

Doutrina baseada na crença da existência do espírito (alma) independente do corpo e em seu retorno à terra em sucessivas encarnações, até atingir a perfeição. Sua principal corrente é o kardecismo, formulado em 1857 no livro dos espíritos pelo professor francês Allan kardek pseudônimo de Denisard Leon Hippolyte Rivalil. O espiritismo considera o homem o único responsável por sua felicidade, pois tudo depende de seus atos, prega o amor ao próximo como meio de chegar à maturidade espiritual (perfeição) Afirma que as reencarnações permite a evolução gradativa do espírito para se redimir de erros passados. Todas as faltas podem ser reparadas. Como o corpo é apenas um instrumento para a volta à terra, quando atinge a perfeição o espírito não precisa mais reencarnar.

 (jovem)

Ancião o que é que o senhor acha a Bíblia diz que o homem está ordenado morrerem uma vez ?

 (ancião)

Meu jovem é embaraçoso, dizer a verdade, a maioria das pessoas tem opinião formada naquilo que eles pensam acreditar, Eles tem razão porque Deus deu a cada um o livre arbítrio, eu posso dizer assim; mas o que tenho eu isso, cada um segue o caminho que lhe convier, cada um dará conta dos seus atos diante Deus: Não meu jovem, não é assim, todos nós temos o dever, a obrigação de pregar o evangelho de Jesus Cristo. Um medico francês Dr. Denisard Leon Hipoolyte Rivalil, codinome Alan Kardek, adepto da crença jainismo, hinduismo,budismo, simpatizante de Pitágoras, Platão. Ele se baseia numa suposta lei “Samsara” (Sânscrito para transmigração). Ele tem esse direito. Direito do livre arbítrio. Só não tem o direito de envolver o cristianismo em suas crenças, porque não coaduna.

I Aos corintios 9: 16. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

Ezequiel: 3 , 19 Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma. Meu jovem você me perguntou se o homem está ordenado a morrer uma só vez, a bíblia diz que sim! Já os espíritas, diz que não, o homem nasce e morre varias vezes até purificar-se dos seus pecado. Vejamos o que diz os espíritas, e o que diz a bíblia.

Os espíritas. NASCER, VIVER, MORRER, RENASCER, DE NOVO, PROGREDINDO SEMPRE. ESTA É A LEI.

 (jovem)

Ancião o que é lei, para que e porque ela é ela é feita, e feita por quem?

 (ancião)

Meu jovem, lei é um principio de um conjunto de norma, um preceito de doutrinas, uma regra de direito. Ela é feita por Deus ou pelos homens.
Quando é feita por Deus, nós a encontramos na Bíblia, e quanto é feita pelos homens, nós encontramos em qualquer livro feito segundo a vontade de cada um deles.
A Bíblia diz assim.

Jô: 14,14 Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.

João: 3, 5 Jesus respondeu: Na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

I Pedro Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus.

A Filemom Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões.

Tiago: 1, 18 Segundo a sua vontade. Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como primícias das suas criaturas.

João: 3, 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

I João: Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça.

Como pode ver meu jovem, se cada um pudesse salvar a si mesmo, o sofrimento e a morte de Jesus foi inútil, O evangelho diz; eu sou o caminho.

João: 14, Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Aos hebreus 9; 27.E como aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo.

II AOS CORINTIOS;5 ;10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

Meu jovem se até o dia que alguém tiver que se apresentar ao tribunal de Cristo, e tiver vindo e voltado em dez corpos, com qual corpo ele vai apresentar, porque a Bíblia diz, por meio do corpo, e não por meio dos corpos, ou não vão se apresentar, diante do tribunal de Cristo, Não vai se apresentar porque o espírito atingiu a perfeição, então para que serve o tribunal.

LUCAS 16 ;22 E aconteceu morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no Hades, ergueu os olhos, estando em tomentos, e viu de longe Abraão, e Lázaro no seu seio.E clamando disse; Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.Disse porem Abrão; filho, lembre-te de que recebeste os teus bens em vida,e lazaro somente males; agora este é consolado e tu atormentado E alem disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tão pouco os lá passar para cá. E disse ele; Rogo-te pois, ó pai, que mande a casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhe dê testemunho, afim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Teem Moisés e os profetas; ouçam-nos.
Meu jovem porque estaria este homem tão desesperado se ele pudesse vir para terra noutro corpo, uma, duas três ou mais, e salvar a si mesmo? Disse Abraão que na terra havia gente para orientar os seus irmãos. E porque Jesus morreu para nós salvar? Se nós podemos nos salvar? Ou Jesus não sabia quando disse.

LUCAS :9 ;22 Dizendo: È necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. 23 . E dizia se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada um a sua cruz, e siga-me. 24. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perde-la-á;...

 (jovem)

Ancião eu vi em uma livraria o evangelho segundo Alan Kardek, é o mesmo evangelho de Cristo ?

JOÂO; 1 ,29 ...Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Segundo o evangelho de Cristo, Cristo tira o pecado do mundo, e não o mundo tira o pecado do homem. Cada qual tem o direito de escolher aquilo lhe convier, mais não tem o direito de se chamar cristão, se não respeita o evangelho de Cristo. .

 (ancião)

Meu jovem eu sei que á Bíblia diz que se alguém quiser anunciar outro evangelho será maldito.

AOS GALATAS ;1 ;7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transformar o evangelho de Cristo..Mas, ainda que nós mesmo ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho alem do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

AOS GALATAS;;1; 11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

 (jovem)

Ancião, porque este povo vivem sem procurarem a verdade, algo que tenha consistência, que haja realidade, que tenha embasamentos?

 (ancião)

Meu jovem Deus criou o homem e lhe deu o livre arbítrio, o homem e guiado pelo os seus pensamentos, por isso ele faz aquilo que ele acha que é o certo não querendo buscar à verdade sempre guiado pelo seus pensamentos, nunca ouvindo a voz do seu coração, que é voz da razão, buscando saber a verdade, algo que tenha consistência e não uma lei feita pelos homens, homens pecadores com nós. Eu já fui assim, cego só queria viver a vida, sem saber que a vida viverá eternamente, assim são eles. Um dia Deus abriu meus olhos e me mostrou o que era á vida.

 (jovem)

Ancião, os espíritas dizem que a bíblia diz que é preciso nascer de novo?

 (ancião)

Meu jovem, o nascer de novo do qual Jesus falava, não era reencarnar de novo, varias vezes. Mas sim, e nascer do pecado para à salvação, e ser uma nova criatura.
Meu jovem veja, ai está o caminho da salvação.

JOÃO;3 ;16 ,17 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crer nele não é condenado; mas quem não crer já está condenado...

 (ancião)

Viu meu jovem, porque o espiritismo não coaduna com o cristianismo! Porque o cristianismo é baseado no evangelho de Jesus Cristo.



CONFUCIONISMO

Religião oriental, filosofia, ideologia política e tradição literária baseada nas idéias do filosofo chinês Confúcio forma latina de Kung Tse (mestre cong) conhecido como junchaio (ensinamentos dos sábios) o principio básico do confucionismo é a busca do caminho (tão) que garante o equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. Somente aqueles que respeita o próximo é capaz de desempenhar seus deveres sociais.
Confúcio nasce em meados do século VI. a. C na província de han-tung. De família pobre, Os principais livros atribuídos total ou parcialmente a Confúcio são Shu Ching (livro dos documentos ) sobre a organização política; I Ching (Livro das mutações) que trata da metafísica, Li ching (Livro dos ritos) a respeito da vida social; e Chun –Cgiu (Anais da primavera e outonos) sobre a historia. As máximas de Confúcio são conhecidas pelo nome de Anacletos (Lun Yu) .
Sucessores de Confúcio Destacam-se Mêncio Mengtzú (371-289 a C) e Hsun-Tzu (300-2300 a C) Mêncio parte do conceito confuciano de benevolência para desenvolver a doutrina da bondade inata do homem, a qual precisa ser descoberta e aprimorada por meio da meditação. Já Hsun-tsu defende a teoria da maldade inata. Segundo ele, o homem é mal e indisciplinado por natureza, e somente as regras e as leis possibilita a vida social.

XINTOÍSMO

Religião japonesa, o xintoísmo não possuía nome, doutrina nem dogma, constituía-se de um conjunto de ritos e mitos que explicavam a origem do mundo, do Japão e da família imperial. Os protagonistas desse mitos eram os Kamis, deusdes ou gias divinas que habitam todas as coisas e se sucedem por gerações,desde a criação do mundo. Recebe o nome de xintoísmo (caminho dos deuses) para distinguir-se do confucionismo e do budismo, O culto xintoísta é realizado no templo dos Kamis locais feitos de madeiras e reformados de 20 em 20 anos



HINDUISMO

partir de 2.000 a .C conhecido dos seguidores pelo nome sânscrito Sanatana Dharma, que significa “a ordem permanente “ esta fundamentada nos Vedas (conhecimento, em sânscrito ) conjunto de textos sagrados compostos de hinos de louvor e ritos. Suas características principais são o politeísmo e a crença na reencarnação.Os vedas contêm as verdades eternas reveladas pelo deuses e a ordem (dharma) que rege os seres e as coisas, organizados em categorias, as castas. O objetivo é superar o ciclo de reencarnações (samsara) para atingir o nirvana, sabedoria resultante do conhecimento de si mesmo e do Universo. O caminho para o nirvana passa pelo ascetismo, pelas práticas religiosas, pelas orações e pela ioga. Entre várias divindades estão Agini, pai dos homens, deus do fogo e do lar; Varuna, deus supremo, rei do Universo, dos deuses e dos homens; suria e Vishnu, regente do sol; Rudra e Shiva, da tempestade. . .
Vedas- A tradição védica nasce com os arianos, povo de origem indo-européia que se estabelece nos vales dos rios Indo e Ganges, por volta d e 1,500 a. C essa herança é registrada em livros sagrados, os vedas, agrupados em quatro volumes no século X. a. C.

Castas Os brâmanes (sacerdotes) estabelecem o sistema de castas, que se torna a principal instituição da sociedade indiana. Cada casta possui direitoss e deveres espirituais e sociais próprio. A posição do homem em certa casta é definida pelo seu carma, conjuntos de suas ações em vida anteriores. A casta à qual pertence um indivíduo indica seu status espiritual.
Sem abandonar as divindades registradas no vedas, os sacerdotes determinam que Brahma é o deus principal e o princípio criador. Ele faz parte da trimurti, a tríade divina completada por Shiva, o principio destruidor e libertador, e por Vishnu, o principio conservador, Segundo a tradição, Brahma teve quatro filhos que formaram as quatro castas originais; brâmanes, os sacerdotes, considerados puro e privilegiados, saídos dos lábios do deus; xatrias, os guerreiros, originários de seus braços; vaicias,os lavradores, comerciantes e artesãos, oriundos de suas pernas; e sudras, servos e escravos, saídos de seus pés. Os párias não pertencem a nenhuma casta por ter desobedecido a leis religiosas.Não podem viver nas cidades, ler os livros sagrados nem se banhar no rio Ganges.Os textos sagrado do bramanismo, como o Brahmana, referem-se à traide divina. Os cultos de Shiva e Vihnu e as lutas entre as tribos hindus são narrados nos épicos Mahabharata (o grande Combate dos Bharata) e Ramayana (Feito de Rama) esses último escrito nos séculos IV a.C e III a C As normas, regras e praticas sócias hindus estão no código de Manu (200 a. C)

XAMANISMO

Conjunto de práticas mágicas realizadas em estado de êxtase pelo xamã, o feiticeiro, com o objetivo de fazer contato com espíritos e conseguir ajuda nos assuntos humanos. Embora se manifeste em diversos cultos relegiosos da Ásia Central e Setentrional, Oceânica e América, o xamanismo não é considerado uma religião. Em geral, o xamã é um homem dotado de capacidade mediúnica. Suas principais tarefas são a cura e a adivinhação, obtidas por meio da possessão ou de viagens ao “mundo do além “As sessões xamanísticas pressupõem que o xamã entre em transe – sem precisar, obrigatoriamente, consumir substâncias tóxicas ou alucinógenas – e viaje ao encontro de espíritos. Muitas vezes é possuído por eles, que então falam com os vivos por seu intermédio.

 (jovem)

Ancião os espíritos podem falar com os vivos ?

 (ancião)

Meu jovem na Bíblia há uma passagem que isso acontece mas é condenada por Deus.

I SAMUEL ;28 ;11 A mulher então lhe disse A quem te farei subir? E disse ele; Faze-me subir a Samuel. 28;15 Samuel disse a Saul: Porque me desinquietaste, fazendo-me subir?

Meu jovem vemos aqui que esta pratica existe mas é condenada por Deus.

LEVITICOS ;19;31 Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles; eu sou o Senhor vosso Deus.
E uma pratica independente da vontade da pessoa.

ATOS; 16 17: 18 ...Esta, seguindo a Paulo e a nós,clamava, dizendo: Estes homens, que vos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. 18- E isto fez por muitos dias. Mas Paulo, perturbado,volto-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dele. E na mesma hora saiu .

MATEUS; 8; 16 E chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos...

MATEUS; 8; 28 E, tendo chegado à outra banda, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro vindo dois endemoninhado vindo dos sepulcros... 31- E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite –nos que entremos naquela manada de porcos.

MATEUS; 10; 1 E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsares...

MATEUS; 17; 21 Mas esta casta de demônio não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

MARCOS; 1 ; 27 E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, ´eles lhe obedecem!

UMBANDA



Religião. ( Não como religar ) brasileira que nasce no Rio de Janeiro, nos anos 20; a partir de mistura de crenças e rituais africanos e europeus. Derivado do candomblé, considera que o universo é povoado de entidades espirituais os guias. Estes entram em contato com os homens através de um iniciado (o médium), que os incorpora. Tais guias se apresentam por meio de figuras como caboclo, o preto - velho e a pomba–gira. As raízes umbandistas encontram-se em duas religiões trazida da África pelos escravos: a cabala, dos bantos, e o candomblé, da nação nagô, do qual herda os orixás. Os elementos africanos misturam-se ao catolicismo, criando a identificação de orixás com santos. Outra influência é o espiritismo Kardecista, que acredita na possibilidade de contato entre vivos e mortos e na evolução espiritual a partir de sucessivas vidas na terra. A umbanda incorpora ainda ritos indígenas e práticas mágicas européias. As entidades umbandistas organizam-se em dois grupos, o da ” direita “ e o da “esquerda” O grupo da direita divide-se em sete linhas, presididas pelos orixás. Na esquerda há cinco linhas, presididas pelos exus, que agrupam guias considerados espíritos menos desenvolvidos, como as pombas-giras. As entidades da direita e da esquerda podem fazer “trabalhos” para ajudar os seres humanos.Os guias da direita só realizam trabalhos “bons”já os da esquerda são usados para fazer mal a outras pessoas.

 (jovem)

Ancião o senhor disse que eles se misturam ao catolicismo, não são linhas diferentes?

 (ancião)

Meu jovem se você perguntar a qualquer espírita, qualquer, macumbeiro, ou a umbandistas, da esquerda ou da direita , do candomblé, ou até ateus, todos dirão eu sou católico, A Federação Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Fenatrab) Calcula em 70.milhões os adeptos desta cultura. Esta é a razão de dizerem que no Brasil ‘há uma grande concentração de católico.



CANDOMBLÉ

“Religião” afro-brasileia que cultua os orixás,deuses das nações africanas de língua ioruba dotados de sentimentos humanos, como ciúme e vaidade. O candomblé chegou ao Brasil entre os séculos XVI e XIX com o tráfico de escravos negros da África ocidental. Sofreu grande repressão dos colonizadores portugueses, que o consideravam feitiçaria. Para sobreviver às perseguições, os adeptos passaram a associar os orixás aos santos católicos no chamado sincretismo religioso. Por exemplo Iemanjá é associada a Nossa Senhora da Conceição; Iansã a Santa Bárbara. As cerimônias ocorre em templos chamados terreiros e a sua preparação é fechada, envolvendo, muitas vezes, o sacrifício de pequenos animais. São celebradas em dialeto africano e marcadas por cantos e ritmo dos atabaques (tambores) que variam segundo o orixá homenageado. No Brasil, a “religião” cultua apenas 16 dos mais de 200 orixás existentes na África Ocidental.A lavagem do Bonfim, em Salvador (B A) é um dos exemplos da fusão religiosa do catolicismo com o candomblé. O Senhor do Bonfim, homenageado no dia 11 de janeiro,é identificado como Oxalá. Os fieis percorrem, em cortejo, um trajeto que começa no largo da Conceição e termina na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. No local é realizada a lavagem simbólica das escadas da Igreja, com água perfumada e flores, Pais e mães-de-santos- para se tornar pai - de – santo ou mãe–de-santo os chefes do terreiro é necessária a indicação de um orixá, o que geralmente acontece nos cultos. Durante a revelação do santo, o aprendiz é tomado por tremores e sobressaltos. A segunda etapa dura quase um mês; Internado no terreiro, ele tem a cabeça raspada, é banhado com sangue de animais e, finalmente, promovido a filho-de-santo (iaô) ou seja, sacerdote de um orixá. Concluída essa fase, o filho-de-santo ainda passa por uma preparação, que demora vários anos,até a pai-de-santo ou mãe-de-santo.

 (jovem)

Ancião, os santos são dos católicos, e eles é que são os pais dos santos? Será que participam da mesma festa por gratidão, porque um adotou a criação do outro já que são de correntes religiosas tão diferentes.

 (ancião)

Meu jovem vou lhe mostrar uma passagem bíblica.

LUCAS;19;1 a 5 E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu ; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar; olhando para cima viu-o e disse-lhe Zaqueu,desce depressa, porque hoje me convêm pousar em tua casa.
Meu jovem em Juazeiro do Norte no estado do Ceará, o povo venera um santo com tanta fé e devoção, que até assusta. Este santo que ainda não é santo. Foi indicado pra ser canonizado. Processo que o papa usa para fazer santos, não foi canonizado porque a igreja não encontrou embasamento, para fabricar mais um santo, o povo de Juazeiro, falou, até que foi bom, assim não temos que dividir o nosso salvador com ninguém.
Meu jovem eu lhe pergunto, será que essa multidão de santos não atrapalha, nossa visão, será que teremos que fazer como fez Zaqueu subir em uma árvore para ver Jesus. JÁ Não está na hora de parar de fabricar santos.

SEITAS

Grupo religiosos organizados que, em geral, surgem como facção dentro de uma religião já constituída e, opondo-se a ela, tornam-se um ramo independente. Em sua evolução, algumas seitas se transformam em igrejas, na medida em que se inserem na sociedade. Um grupo religioso é caracterizado como seita no momento em que seus membros começam a crer apenas nos preceitos pregados por seu líder, alienando-se de tudo a seu redor. Os fundadores das seitas oferecem a seus seguidores uma nova filosofia de vida, maneiras de salvar o mundo e meios para melhorar o potencial individual, prometendo realizações bastante próximas da realidade dos fiéis o que explica o aparecimento de uma grande número delas atualmente.
No Brasil temos a mais conhecida, chamada Santo Daime originada no Acre nos anos 20, seu líder atual é Alex Polari de Alverga, ex militante de esquerda. Com cerca de 5 mil seguidores no Brasil e em alguns paises da Europa, Nos seus rituais , os adeptos tomam um chá alucinógeno, conhecido como ayauhasca, tal vez por isso tem trazido grande número de pessoas famosas para se integrar ao grupo.

Ramo Davidiano

Seita fundada em 1934 pelo búlgaro Vitor Houteff, possui fiéis na Inglaterra, nos Estados Unidos, e na Austrália. O líder da seita nos Estados Unido,David Koresh. Depois de resistir 51 dias a um cerco da polícia federal norte-americana (FBI) provocou um incêndio em um rancho no Texa, levando 80 seguidores ao suicídio.

Ordem do Templo Solar

Fundada pelo um belga e um francês, Luc Jouret , Joseph Di Mambro em 1984. tinham pouco mais 400 seguidores,Suíça, Canadá e França. Em 1997, em Québec, no Canadá cinco fieis atearam fogo à casa onde moravam e morreram queimados.

Templo do Povo

Seita evangélica criada nos EUA na década de 60 pelo norte-americano Jim Jones, acusado de desviar fundos dos fieis, Jones emigrou com centenas deles para a Guiana. Em 1978 comandou o suicídio em massa de 913, seguidores.

Heaven’s Gate (portão do Céu)

Fundada nos EUA, 1972 por Marshall Applewhite e Bonnie Lu Trousdale Nettles. Em março de1997, na Califórnia 39 membros se suicidaram na casa onde moravam.



Aum Shinrikyo (religião da verdade) Instituída em 1987 pelo japonês Shoko Ashara. Ele prometia o nirvana àqueles que deixarem a família para se juntar á seita. Em 1995 é considerado responsável pelo atentado a gás sarin ocorrido no metrô de Tóquio,que provoca a morte de doze pessoas e a intoxicação de outras 5 mil.

 (jovem)

Ancião me explica qual é a causa do desespero desse povo ?

 (ancião)

Meu jovem é falta de Jesus no coração, estes povos tem Jesus na mente e as benesse da vida no coração, este é o mal da humanidade, e querer conciliar os prazeres da carne com o deveres do coração para com Cristo.
Meu jovem agora eu vou falar da verdadeira religião, que é religar aquilo que um dia foi desligado de Deus, e não uma religião somente no sentido de religiosidade. Só há uma religião que tem tudo para ser a principal e única, do universo, só não é porque a compreensão dos homens não coaduna com realidade de Cristo. Cada um quer ser o dono da verdade. Um diz nós somos raiz temos a primazia da igreja. Diz o outro, nós seguimos a corrente ortodoxa a original. Os outros diz mas fomos nós que reformamos o que estava errado. E todos os que dizem que reformamou, diz, mas nós é que estamos certo. Nada disso, eu sim, e que estou certo. E assim vai sucessivamente. Todos estão errados. Jesus Cristo deixou tudo escrito pelos seus apóstolos. O apóstolo Paulo unificou todas as igrejas do mundo antigo.Todos viviam em harmonia, agora todos se diz dono da verdade.deveriam todos se unirem e procurar à verdade. (A quilo que Deus uniu o homem não separa.)

ISLAMISMO

Religião monoteísta baseada no ensinamento de Maomé (chamado o profeta) contido no livro sagrado islâmico, o alcorão. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade Ala (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são chamados muçulmano- muslim, em árabe, aquele que subordina a Deus, Fundado na região da atual Arábia saudita, o islamismo e a segunda maior religião do mundo, perdendo só para o cristianismo em número de adeptos. Seus1,2 bilhões de fieis (segundo a Encyclopaedia Britannica ) , que representam 20% da população mundial em 1998, concentram-se sobretudo no norte da África e na Ásia. O nome Maomé (570-632) é uma alteração hispânica Muhammad, que significa digno de louvor. O profeta nasce em Meca, numa família de mercadores. Começa sua pregação aos 40 anos, quando, segundo a tradição, tem uma visão do arcanjo Gabriel, que lhe revela a existência de um Deus único. Na época, as religiões da península Árabe são o cristianismo bizantino, o judaísmo e uma forma de politeísmo que venera vários deuses tribais. Maomé passa pregar sua mensagem monoteísta e encontra grande oposição. Perseguido em Meca, é obrigado a emigrar para Medina, em 622. Esse fato, chamado Hégira, é o marco inicial do calendário muçulmano. Em Medina, ele é reconhecido como profeta e legislador, assume a autoridade espiritual e temporal, vence a oposição judaica e estabelece a paz entre as tribos árabes. Quase dez anos depois, Maomé e seu exército ocupam Meca sede da caaba, centro de peregrinação dos muçulmanos. Maomé morre em 632 como líder de uma religião em expansão e de um estado árabe que começa a se organizar politicamente, O Alcorão. ( do árabe al-qur’ãn leitura) é a coletânea das diversas revelações divina recebidas por Maomé de610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos) ordenadas por tamanho. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre as pessoas. Neles estão incorporados elementos fundamentais do judaísmo e do cristianismo, al;em de antigas tradições árabes. A segunda fonte de doutrina do Islã, a suma, é um conjunto de preceitos baseados nos ahadith (ditos do profeta) A vida religiosa do muçulmano tem pratica bastante rigorosa. Ele deve cumprir os chamados pilares da religião. O primeiro é a shahada ou profissão de fé: Não há outro Deus a não ser Alá e Maomé é o seu profeta. Esse testemunho é a chave da entrada do fiel para o islamismo. O segundo pilar são cinco orações diárias comunitárias (slãts), durante as quais o fiel deve ficar ajoelhado e curvado em direção a Meca. Ás sextas feiras realiza-se um sermão a partir de verso do Alcorão, de conteúdo moral, social ou político. O terceiro pilar é uma taxa chamada zakat. Único tributo permanente ditado pelo Alcorão, e pago anualmente em grão, gado ou dinheiro. É empregado no auxilio aos pobres e no resgate de muçulmanos preso em guerras. O quarto pilar consiste no jejum completo feito durante todo o mês do Ramada, do amanhecer ao por - do –sol. Nesse período, em que se celebra a revelação do Alcorão a Maomé, o fiel não pode comer, beber, fumar ou manter relações sexuais. O quinto pilar é o hajj ou a peregrinação a Meca que precisa ser feita pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano com condições físicas e econômica para tal. Os muçulmanos se dividem em dois grandes grupos, os sunitas e os xiitas.Os sunitas subdividem-se em quato grupos menores hanafitas, malequitas, chafeitas e ambanitas. São os seguidores da tradição do profeta,continuada por All-Abbas,seu tio. Calculu-se que 84% dos muçulmanos sejam sunitas. Para eles, a autoridade espiritual pertence á comunidade como um todo. Os xiitas (16% dos muçulmanos ) são partidários de Ali, marido de Fátima, filha de Maomé. Seus descendentes teriam a chave para interpretar os ensinamentos do Islã.São líderes da comunidade e continuadores da missão espiritualde Maomé. A rivalidade entre sunitas e xiitas no Irã, liderada pelo Aiatolá Khomeini. A esses pilares, a seita Khuwarij adicionou o jihad. Traduzido comumente como guerra santa, significa batalha com a qual se atinge um dos objetivos do islamismo: reformar o mundo. É permitido o uso dos exércitos nacionais como meio de difundir os princípios do islã. Segundo a doutrina muçulmana , as guerras,porém, não podem visar à expansão territorial nem a conversão forçada de pessoas. Por isso, o jihad não é aceito por toda a comunidade islâmica.